carregando...

Cultura

Exposição virtual de Chico Santos apresenta as casas que andam

terça-feira, 6 de outubro de 2020 em Cultura | Por: Karla Matida | Foto: Divulgação

Por conta da pandemia, a mostra dos trabalhos do artista plástico londrinense Chico Santos, que aconteceria em ambientes abertos, precisou migrar para o mundo virtual. E é no site artenomato.com que a partir de 0h15 do dia 8 de outubro "Casas Novas Não Têm Fantasmas" entra em cartaz.

A relação do homem com o meio ambiente permeia o universo fantástico das casas que andam pelas matas, das igrejas que flutuam nas águas de rios e dos seres que vagam pelas florestas.

As visitas à galeria virtual criada por Chico Santos serão gratuitas e poderão ser feitas de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet, ampliando ainda mais o público do artista. Para se manter fiel à proposta inicial - levar pessoas a contemplar suas criações em um lugar de floresta, Santos foi até o Jardim Botânico de Londrina para gravar uma série de oito vídeos mostrando suas obras do artista, feitas em madeira reciclada, terra cota, fios de algodão, entre outros materiais. 

Os trabalhos foram concebidos e desenvolvidos por Chico Santos a partir de uma série de atividades desenvolvidas, antes da pandemia, em quatro municípios do Paraná: Primeiro de Maio, Jataizinho, Telêmaco Borba e Ortigueira. As cidades escolhidas têm em comum o Rio Tibagi e como foram afetadas pelas usinas hidrelétricas. Moradores dos municípios, populações ribeirinhas e tribos indígenas participaram das pesquisas do artista plástico.

O projeto “Casas Novas não Têm Fantasmas” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Paraná, e conta com apoio da COPEL.