carregando...

Cultura

Estudantes de Londrina são selecionados para feiras de Ciências e Inovação no Rio Grande do Sul e em Pernambuco

quarta-feira, 28 de agosto de 2019 em Cultura | Por: Karla Matida | Foto: Divulgação

Alunos do Colégio Sesi de Londrina foram credenciados para participar de importantes feiras de ciências e inovação do Brasil e se mobilizam para arrecadar recursos que viabilizem a participação nos eventos que ocorrem em outubro e novembro. Os projetos Seemova e Acess4all, apresentados por equipes de ensino médio e fundamental, respectivamente, visam a promoção da acessibilidade através de aplicativos. Já o projeto AgroHelp, criado por estudantes do ensino médio, busca conectar pequenos produtores rurais a estudantes de agronomia interessados em oferecer apoio técnico através de estágios.

Os estudantes estão vendendo pizzas promocionais que podem ser adquiridas até o dia 4 de setembro ao valor de R$ 20,00. A entrega será no dia 6 de setembro, no Colégio Sesi (Rua Belém,  844, Centro ). Além disso, buscam patrocínio de empresas interessadas em apoiar os jovens cientistas. Para colaborar com as pizzas ou patrocínio, o contato é : (43) 3294 5100 ou 5123.

OFICINAS DE APRENDIZAGEM

O professor Pedro Henrique de Freitas, de Ciências, explica que os três projetos começaram a ser desenvolvidos como respostas aos desafios das oficinas de aprendizagem propostos aos alunos do colégio. O projeto Acess4All será desenvolvido por Clarice Avansini Rosa, Gustavo Rotta e Veridiana Guarany M. P. Martins Araujo,  do 7º ano, sob supervisão dos professores Pedro e Bruno. “Com um projeto sobre drones, as crianças ficaram em primeiro lugar na Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia do Colégio Sesi e conseguiram a credencial para participar da Mostratec, que será em outubro em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul”, relata.

Com a credencial em mãos, os professores decidiram lançar um desafio ainda maior e propuseram o Acess4All: uma plataforma colaborativa que vai “medir” a acessibilidade de estabelecimentos comerciais em Londrina. “Os alunos vão visitar instituições que atendem pessoas com deficiência e também comércios para alimentar a plataforma, que pode ser atualizada sempre”, explica. 
 
Já as alunas Heloísa Luz e Júlia Souza desenvolveram o projeto Seemova, voltado à mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual. Elas apresentaram o aplicativo na Olimpíada de Ciências do Sesi e foram credenciadas para participar da Ficiências, em novembro no Recife. “O desafio proposto era desenvolver uma tecnologia que melhorasse a vida das pessoas com deficiência a partir de um problema identificado na escola. O Seemova mostra à pessoa que não enxerga a distância em que o ônibus está do ponto marcado como chegada”, resumiu. 

O AgroHelp, desenvolvido pelas alunas Kauna Teodoro, Ana Clara e Nicole Matorano, também foi classificada para a Mostratec. “Trata-se de um aplicativo que liga alunos de agronomia a pequenos produtores. Elas perceberam que o convênio de estágio é para grandes empresas. Com o aplicativo, os estudantes podem se conectar a produtores menores e contar as horas de estágio atendendo produtores diferentes”, explica.