carregando...

Cultura

Em tempos de pandemia, CICLO promove festival de teatro on-line

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 em Cultura | Por: Karla Matida | Foto: Divulgação

O Circuito de Artes e Conceitos de Londrina (CICLO) já confirmou presença nas comemorações dos 86 anos da cidade. E não vai se prender apenas ao dia 10 de dezembro, promovendo 10 dias de muitos eventos – on-line como pedem os tempos de pandemia. De 4 a 13 de dezembro, a programação terá os “Giros do CICLO”, o “Rever a Volta” e o encontro do “Cartão de Visitas”.

 

Projeto da Palipalan Arte e Cultura, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e em fase de captação, o CICLO é um festival multidisciplinar, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e da Superintendência Estadual de Cultura. Foi redesenhado a muitas mãos a partir da crise criada pelo coronavírus. “Um convite a enxergar, com outros olhos, as mudanças que se apresentam acerca do que e´ o ser humano a partir de agora e os desafios contemporâneos”, afirma Maria Fernanda Coelho, uma das idealizadoras.

 

“Diante do novo cenário mundial, o projeto CICLO se contamina e dissemina cultura, propondo uma forma positiva de contágio pela arte, abrindo janelas e possibilidades pra quando essa tempestade passar”, completa Patricia Braga Alves, também idealizadora.

 

No dia 4 de dezembro, o canal do CICLO no YouTube estreia a mostra de espetáculos on-line batizada de “Giros”, que ganhou o nome por conta de uma das características do CICLO, a de ser um movimento em constante construção. Serão quatro “Giros”: o Giro Tradição, com espetáculos do Odin Teatret (Dinamarca), do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) e do Teatro Potlach (Itália); estes últimos também assinam a coprodução do CICLO 2020/2021. A seleção de grupos da América Latina entra em “Giro Internacional”, os brasileiros, no “Giro Nacional” e os grupos de Londrina vão estar no “Giro Local”.

 

A escolha dos participantes foi feita pelos de curadores do CICLO Ney Piacentini, Valmir Santos, Stela Fischer e Rogério Francisco Costa. E a boa notícia é que todos os espetáculos ficam disponíveis no canal do YouTube por 24 horas de forma gratuita.

 

 

Pela plataforma Zoom acontece no dia 5 de dezembro, a reunião “Mulheres Negras na Roda do Centro do Mundo – Aquilombar É Preciso”, um encontro piloto, apenas para convidadas. Com o Open Program - Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o encontro irá contar com a participação de mulheres negras de várias partes do Brasil e do mundo para uma roda de conversa, escuta e acolhimento. O evento, que faz parte do “Cartão de Visitas”, uma das ações do CICLO, servirá para desenhar uma próxima ação em 2021.  

 

Na véspera do aniversário da cidade, dia 9 de dezembro, o CICLO entrega de presente a Londrina com o “Rever a Volta”, uma projeção artística na fachada do Edifício Julio Fuganti. Participam do evento Juliana Moraes (São Paulo), Denilson Baniwa (Barcelos, Amazonas), Francisco Mallman (Curitiba, Paraná) e Stefano Di Buduo (Itália).  A projeção acontece das 19 às 21 horas, com a exibição do vídeo em looping, muito apropriado para tempos em que não se pode aglomerar.

 

Aliás, os organizadores pedem ao público que respeite os protocolos de saúde e os decretos vigentes, mantendo o distanciamento físico e uso máscaras. Todos os detalhes da programação serão publicados diariamente na página do CICLO no Facebook.